Google pode enfrentar investigação antitruste nos EUA

A gigante de pesquisas na internet, Google, pode enfrentar investigação antitruste em Ohio e Wisconsin pela Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos reportou a Bloomberg na segunda-feira (4).

A investigação decorre da aquisição da empresa ITA Software, uma empresa de emissão de passagens aéreas que o Google comprou por 700 milhões de dólares, que ainda aguarda decisão do Departamento de Justiça.

A FTC e o Departamento da Justiça dividem a responsabilidade pela investigação de casos antitruste, e podem negociar sobre qual deles lideraria uma investigação quanto ao Google, segundo a Bloomberg.

Investigações por reguladores antitruste procuram determinar se as companhias estão usando sua influência no mercado para restringir a competição e prejudicar os consumidores.

O Google, que em fevereiro representava 65% do mercado de pesquisa nos EUA (segundo a ComScore Inc, empresa de pesquisa de marketing na internet), está comprando empresas para incrementar seus serviços online. Ano passado,o Google gastou US$1,8 bilhões em mais de 45aquisições ano passado

Casos semelhantes já ocorreram no passado com a empresa de Bill Gates, a Microsoft.