Hardware: Sistema computacional

sistema computacional

Como vocês já viram na introdução, o sistema computacional é entendido como uma junção de três componentes básicos: o hardware, o software e o humano.

Continuando com a série “Hardware”, vamos falar sobre o sistema computacional. Você vai entender sobre este conjunto no qual é formado por um trio de componentes importantes.

Vamos falar detalhadamente a seguir:

Hardware

hardware

Damos o nome hardware todo o conjunto de componentes físicos de um computador e os periféricos ligados a ele. Como componentes físicos podem destacar a título de exemplo: teclado, mouse, monitor, impressora, scanner entre outros.

Uma configuração típica de um computador consiste de três elementos básicos de hardware:

  • A unidade de processamento
  • Dispositivos de entrada e saída de dados
  • Dispositivos de armazenamento

A unidade de processamento é constituída, principalmente pelo processador, unidade de controle e memória de trabalho do sistema.

Os dispositivos de Entrada e Saída são basicamente: o teclado, o monitor de vídeo e impressora.

Como dispositivos de armazenamento têm os discos – Disco rígido, Disquetes, CD-ROM, DVD e Fitas DAT.

O hardware, não funcionará sem uma sequência de instruções, ou seja, um programa de trabalho chamado software. A única coisa que o processador sabe fazer sozinho é somar um (+1), ele lê uma instrução em determinado endereço, executa o que foi solicitado, soma um ao seu endereço, lendo em seguida à próxima instrução. Assim ele vai lendo e executando as instruções do programa que foi criado pelo homem.

Software

software

Refere-se ao conjunto de programas que são processados nem computador. Ele contém a sequência de instruções que o processador deverá executar a fim de realizar determinada função. São exemplos de software: editores de texto, editores de gráficos, planilhas de cálculo, jogos e todos os outros programas responsáveis pelo funcionamento do computador.

Homem (humano)

 

homem humano

Como eu e você, somo o conjunto de pessoas que faz pesquisas, entra em redes sociais, conversa em chats e muitas outras coisas legais…

Minha conclusão: o computador é uma máquina no qual auxilia a gente a fazer grandes processos de cálculo e armazenamento de dados, recuperação e análise de informações, emissão de relatórios e diagnósticos.

No próximo artigo: Componentes de um computador.

  • Informações que aumentam nosso entendimento das coisas são muito importantes. Parabéns!

  • @informaticasemitos
    Obrigado por comentar…
    Quanto mais aprendemos, mais teremos sabedoria!
    Abraços =D