Como tirar o sufixo brasileiro [.br] nas urls padrões do Blogger

blogger [.br]

Recentemente, a equipe do Blogger atualizou os domínios .blogspot.com, adicionando o nome de domínio nacional, que logo depois gerou bugs e confusões na internet.

Problemas apresentados

Muitos usuários do Blogger não aprovaram o novo endereço, pois alguns problemas apareceram.

Domínios grandes demais

Sim, os endereços ficaram grandes e logo gerou desconforto para os blogueiros e leitores que utilizam o Blogger.

Comentários do Facebook

Se você blogueiro usava a ferramenta de comentários do facebook, logo viu a diferença e sabia que era o novo domínio padrão do Blogger que causou essa ação, digamos chata demais…

Bug do gadget “Seguidores”

Simplesmente deixou de funcionar, desapareceu dos templates.

Botão de edição rápida do Blogger

Esse já estava previsto para desaparecer logo depois das grandes modificações do Blogger, deixou de funcionar logo que recebeu o domínio nacional.

Qual é a solução para isso?

Acessando vários metablogs, muitos descreveram os problemas, mas nenhum com solução exposta. Entrando no blog Crazyseawolf’s, encontrei um artigo que mostra um script que soluciona esses problemas (acredito que sim).

O script tem a finalidade de remover a extensão [.br] nos endereços de seu blog no Blogger, deixarei logo abaixo o script, bem funcional e de fácil instalação!

<script type='text/javascript'> if ((window.location.href.toString().indexOf('.com.br/'))>'1') { window.location.href = window.location.href.toString().replace('.blogspot.com.br/','.blogspot.com/ncr/'); } </script>

Para adicionar, basta acessar o painel do Blogger, entrar no modelo de seu blog e depois “Editar HTML”. Após feita as ações descritas, logo procure a tag e cole o script debaixo do mesmo.

Espero que tenha ajudado! O script não foi feito por mim, somente disponibilizei o mesmo que está também no Crazyseawolf. Até mais!

Atualização 22/03/2012

Estamos testando o script para ver se não haverá problemas. O script se encontra em nosso blog de testes. Logo se estiver com problemas, basta um comentário… Grato!

  • Olá Fabiano,

    Muito legal o script. Nesse caso, você sabe se pode dar algum problema (administrativo) ao blog que remover?

    Abraços

  • Bruno,
    Neste caso não haverá problemas com administração, pois o script faz com que seja redirecionado para o /ncr (No Country Redirect) no qual é permitido o uso no Blogger.
    Publicações e comentários não é afetado, veremos no que vai dar mais tarde…

  • Muito Obrigado.

  • valeu deu certinho,qualquer coisa tamos ai pra ajudar.

  • Muito bom Fabiano!
    Mandou bem!

  • Olá, com relação a alterar o endereço, como fica a em relação aos anunciantes? É preciso atualizar alguma coisa no site de afiliados, por exemplo no adsense? Muito obrigado.

    • Creio que o Google Adsense detecta automaticamente o endereço quando ele está ativo e integrado ao Blogger.

      Em outros afiliados que não seja o Adsense é necessário sim.

      Abraço!

  • DEU CERTO! MUITO OBG! TENTO HÁ MESES! BJS