O que é uma rede Intranet?

Capa Intranet Rede Local de Computadores
Saber como funciona cada tecnologia de rede é importante, e para começar nada melhor que apresentar uma plataforma que está sendo usado por muitas empresas.

Na empresa, é importante uma comunicação interna ou externa com seus clientes, funcionários e fornecedores. E a intranet é uma ferramenta que traz ajuda na comunicação e com custo muito baixo.

O que significa intranet?

Intranet é um termo usado para caracterizar uma rede local de computadores (determinada área tem acesso) que utiliza a mesma tecnologia desenvolvida para internet. Permite a montagem e operação de uma espécie de Internet particular. Quando a rede local estende em outros pontos distantes então a intranet vira um extranet.
Intranet em funcionamento

Tenho proteção com Intranet?

Seja intranet ou extranet, são totalmente protegidas contra acessos indevidos, por não serem publicas. A proteção é feita por senhas e outros meios de segurança.

Como funciona uma intranet?

É uma rede que funciona como a internet, só que utilizada somente para dentro das organizações. Ela melhora os processos de administração e troca de informações, permitindo que se compartilhem informações internas usando qualquer navegador e reduzindo gastos com telecomunicações entre filiais.

Veja abaixo a diferença de Intranet e Extranet:
Diferença de Intranet e Extranet
Espero que tenha entendido este assunto. Para uma empresa é importante um recurso barato, a intranet é usado para que tenha comunicação imediata e de fácil configuração e uso.
  • É a que eu tenho aqui no trabalho, que bloqueia quase tudo na net, inclusive, até as páginas dos parceiros… rsrsrs
    Não sei como consegui acessar a sua?!
    Mas, concordo com o texto.
    Um abraço.

  • Beth,

    Com uma rede intranet, a empresa tem todo controle de acesso de seus funcionários. Além de proteção contra roubo de informações!

    Um grande abraço.