A verdadeira definição da Tecnologia

inteligencia e tecnologia

O termo tecnologia é utilizado para definir os conhecimentos que permite fabricar objetos e modificar o ambiente onde o humano vive. Mas se perguntar para algumas pessoas na rua, com certeza terá como resposta os eletrônicos e as recentes evoluções que hoje são essenciais para o dia-a-dia (celular, iPad, computador…).

Para completar e praticamente concluir todo o objetivo deste artigo, colocarei o trecho sobre a verdadeira definição da Tecnologia.

Veja logo abaixo o texto que Paulo Brito escreveu para a Revista Quadrangular de Julho/2009 para definir “tecnologia”:

O que se define por tecnologia? Computadores?! Também! Mas sem dúvida, é algo maior, muito mais abrangente.

Quando falamos no assunto, imaginam-se computadores, celulares, TV’s de plasma e LCD, e mais uma infinidade de equipamentos eletrônicos. Só que não podemos pensar que é somente isto.

Tecnologia é tudo aquilo que nos cerca. Seja eletrônico, impresso, na nossa alimentação, medicina e afins.

O nosso dia-a-dia é cercado por coisas e atitudes que são frutos desta ciência.

Quando você acorda, com o som de um relógio, um despertador, seu celular. Levanta-se e imediatamente vai para baixo do chuveiro. Resolve antes de sair tomar um cafezinho. Tira seu carro da garagem ou corre para o ponto do ônibus.

Ouvimos várias pessoas falarem que: “tecnologia não é comigo” ou frases deste gênero. Mas o que ela não percebe, que em tudo o que faz, esta ciência está presente. Aquele barulhinho que incomoda o sono e nos faz acordar, a água que chega fria e passa pelo chuveiro caindo quente no corpo, o café fresquinho que sai da cafeteria elétrica ou do fogão. Todas estas coisas são frutos de algo tecnológico.

Aos poucos nos tornamos dependentes de todo o conforto que isto nos trás.

Sentado no sofá, quantas vezes pensamos em levantar e ir até a TV para trocar de canal? Acredito que faz muito tempo que não fazemos isto. A primeira coisa que queremos é o controle remoto.

Paramos um pouco e pensamos em antigamente. Como era sem a tecnologia?! Mas, quem disse que não existia tecnologia? Houve sim uma grande revolução tecnológica, mas ela sempre existiu. A tecnologia é fruto do conhecimento do ser humano, que foi dado por Deus a cada um de nós.

Por isso, a cada dia, ampliamos um pouquinho mais este mundo tecnológico que nos cerca.

Paulo Brito

Vejo que a tecnologia nem é boa e nem má. A produção de novas soluções para melhorar a vida das pessoas acaba sendo um fator positivo, aumenta produtividade do trabalho humano e vida de toda a população… Já pelo lado negativo seriam de poder dar origem à desocupação (substituição de trabalho humano por máquinas), diferenças sociais e contaminação ambiental.

Reflita um pouco mais sobre tecnologia. Até a próxima!