31/05/2012

Conheça o vírus Flame: o espião mais complexo

Marcadores

Capa Vírus Flame
O “Flame” pode ser considerado um dos vírus mais potentes já criados na história da computação.

Pesquisadores da Kaspersky, produtora de softwares para proteção, descobriram o programa espião e classificou como “uma das ameaças mais complexas já descoberta”. Chamado de Flame é o mais poderoso do que qualquer ameaça descoberta – o Stuxnet pode parecer bem pequeno perto desse “bicho” espião.

O programa vem sendo usado pelo menos desde agosto de 2010 para espionar usuários de computador em países do Oriente Médio, marcando a batalha mais recente de uma guerra cibernética não declarada, mais cujas evidências de que se desenrola silenciosamente são cada vez mais claras.
Uma vez que o sistema é infectado, o Flame começa uma complicada série de operações. Elas incluem espionar a navegação na internet, gravar imagens de telas de computador e conversas, interceptar teclados, entre outras - Vitaly Kamluk, especialista da Kaspersky.
O Flame é capaz de gravar conversas privadas mantidas pela internet manipulando o microfone do computador infectado ou gravando os textos digitados.

Vírus Flame
Mesmo sendo mais perigoso ciber-ataques na história, o "Flame" não parece causar danos físicos ao computador.
A Kaspersky informou que o programa nasceu a partir de uma linguagem de computador desenvolvida no Brasil, na Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A linguagem com nome Lua é um programa de código aberto de distribuição gratuita sob a licença MIT License.

Fonte: RT

Acompanho as novidades sobre tecnologia, internet e inovação e escrevo pelo blog.

4 comentários

lol :|
by: deived ;)

Valeu por sua importante dica, uma vez que ajuda em muito na divulgação e ao mesmo tempo no alerta contra esta terrível ameça editada em seu post que diz bem assim: "Conheça o vírus Flame: o espião mais complexo"...

Obrigado =D
Ajudar com um alertar desse tipo de vírus é bom para a segurança online de muitas pessoas, como sempre dizem por ai "...a proteção começa com o usuário." Até mais!

Lembrando que pelo menos 1 das 3 variantes do vírus ainda está a solta. A 3ª guerra mundial já começou, e é virtual

Adicione seu comentário
EmoticonEmoticon