Tutorial Blogger – Removendo o link “Assinar: Postagem (Atom)”

Capa Tutorial Blogger
Na plataforma “blogspot”, todos os templates padrões tem um link no rodapé para divulgar o feed nomeado “Atom” que é usado para reunir todos os artigos postados no blog principal. Eu não gosto e não acho eficiente (prefiro o FeedBurner), então vou explicar aqui neste artigo para retirar o link com sucesso e sem erros!

Temos duas opções para remover o link o Feed Atom:
  • Adicionando uma linha na área de estilos
  • Removendo a linha, direto do código HTML
Recomendo, antes de alterar qualquer coisa no template, fazer um backup e salvar em seu computador. Caso visualize um erro, logo use e volte como estava antes da alteração.
Removendo o link "Assinar: Postagens (Atom)"

Adicionando CSS

Acesse a página de edição do HTML de seu blog no painel do Blogger, logo depois use a ferramenta do próprio navegador (Ctrl+F) para pesquisar a linha a seguir:


]]<b:/skin>

E coloque ANTES desta linha o seguinte código:


.feed-links{visibility:hidden;display: none;}

Visualize para conferir se desapareceu o link, save e pronto!

Em alguns templates padrões do Blogger ou modificados, pode não trazer sucesso para remover o link, caso não tenha desaparecido, eu recomendo seguir os passos da segunda opção.

Removendo a linha HTML

A remoção é mais fácil, porem deve ter cuidado para não errar, por isso sempre faça um backup. Se você já usou a opção acima e teve sucesso, não tem necessidade de remover!

Primeiro, acesse a caixa de edição do HTML do template e selecione a opção “Expandir Modelos de Widgets”. Depois, procure (Ctrl+F) a seguinte linha e APAGUE:


<b:include name='feedLinks'/>

Veja e se estiver tudo certo e sem erros, salve para que o link tenha sumido para sempre!
  • O meu blog tem postagem atom, pensei que fosse eficiente. Nem sei o que é feedburner. Abraço!

    • Olá Ségio,

      Eu nunca achei eficiente a ferramenta “Atom” do Blogger. Aqui em meu blog uso e recomendo o FeedBurner por ter várias formas de otimizar, divulgar e fidelizar os leitores de forma eficiente e prática…

      O FeedBurner faz parte da Google, assim sendo fácil confiar nele, acesse o http://www.feedburner.com/ e entre com sua conta do Google caso queira testar em seu blog!

      Abraço.