Hardware – Conhecendo a placa de vídeo

Neste artigo, vamos conhecer a placa de vídeo que é responsável pela rápida visualização dos dados da placa mãe através das telas de computador.


Desenvolvimento

Como vídeo, entendemos todo sistema de apresentação e captação de imagens dinâmicas pelo computador.
Em primeiro lugar temos a placa de vídeo e o monitor, responsáveis por parte da apresentação dos resultados das operações de processamento do computador. Destacamos também as placas de captura de vídeo, através de câmeras digitais (vídeo ou fotográficas) acopladas, ou sinais de televisão e rádio.

Conhecendo melhor a placa de vídeo

glog placa de video
Depois do processador, memória e HD, a placa de vídeo é provavelmente o componente mais importante do PC. Ela é responsável pela decodificação dos sinais digitais do microprocessador e o envio destes sinais para o monitor de vídeo.
Esta placa funciona como se fosse um microcomputador, possui um controlador (CPU), memória, BIOS e I/O. Ela recebe da placa mãe, os dados da imagem a ser gerada, e armazena-a na memória onde, através de leituras sucessivas, esta imagem é criada no monitor de vídeo pela varredura do feixe de elétrons.
Elas são divididas em comuns, aceleradoras e co-processadas. As comuns possuem apenas um conversor digital-analógico e seu chipset, as aceleradoras geralmente são placas com barramentos que permitem melhor desempenho na transferência de dados e as co-processadas programam efeitos de transparência, texturas reflexo e degrade com o uso de um microprocessador dedicado que não sobrecarrega o processador principal.
Nas placas antigas, qualquer mudança na imagem era realizada pelo processador da placa mãe. Mas mais modernas, o processador envia algumas instruções e o controlador da placa de vídeo (Vídeo Controller) realiza as modificações na imagem apresentada.
GeForce e o Radeon
Com os chips aceleradores, tais como o GeForce e o Radeon, o Windows não necessita calcular e desenhar todo o mapa de bits da imagem. A placa de vídeo é programada para desenhar linhas, janelas e outros elementos da imagem. O processador pode enviar somente um pequeno código do elemento da imagem que foi alterado desde a última transmissão, poupando trabalho para o processador e permitindo que as imagens possam variar mais rapidamente no vídeo.
A quantidade de memória existente na placa de vídeo é essencial para a determinação da resolução máxima e quantidade de cores exibidas. A tabela abaixo mostra as relações entre quantidade memória e definição de vídeo para uma profundidade de 64 mil cores.


Resolução Número de Pixels Tamanho do mapa de bits p/ 64 mil cores Memória necessária
640 x 480 307.200 614.400 bytes 1 MB
800 x 600 480.000 960.000 bytes 2 MB
1024 x 768 786.432 1.572.864 bytes 2 MB
1152 x 864 995.328 1.990.656 bytes 4 MB
1280 x 1024 1.310.720 2.621.440 bytes 4 MB
1600 x 1200 1.920.000 3.840000 bytes 4 MB
2048 x 1536 3.145.728 6.291.456 bytes 8 MB

Além da quantidade de memória, devemos observar as diferenças de velocidade de leitura e gravação delas. As memórias do tipo DRAM são mais lentas que VRAM, que são mais lentas que as fast EDO RAM. Este aumento no desempenho é proporcional ao preço final pago pelas placas de vídeo.
Algumas placas possuem recursos para compactação de vídeo digital MPEG (Moving Picture Expert Group) e 3D.
  • É bom saber como funciona, fica mais fácil na hora de comprar uma. Bom post. Até!

    • Olá Rodrigo,

      Concordo com sus palavras, ter entendimento de como é o funcionamento fica bem mais simples de fazer um boa compra, de acordo com as necessidades.

      Obrigado pelo comentário e um grande abraço!

  • e verdade Rodrigo Nascimento, fica mais facil conhecendo oque vc vai comprar eu to com um problema no meu pc eu tentei formata e quando e agora ta sem drive de som e rede o meu pc e um xp 32 bits me falarão que esse site e muito bom alguém conhece ele http://www.baixedrivers.com me disseram que eu ia conseguir baixar o drive que preciso la