Hardware: Como funciona uma porta serial (RS-232)

porta serial
Olá a todos! Ainda estou preparando conteúdo para nossa área de conhecimento sobre Hardware, onde eu coloco artigos sobre as principais partes de um computador.

Hoje eu vou disponibilizar algumas informações sobre aquelas antigas “Portas seriais”, elas ainda são usadas pelo comercio para ligar registradoras e os emissores de notas fiscais.

Conhecendo a porta serial

A porta serial de um computador é utilizada para a ligação de diversos equipamentos, alguns exemplos:

  • Fax/modem externo;
  • Mouse;
  • Plotter;
  • Impressora serial;
  • Conexão micro a micro.

A transmissão e recepção dos dados por esta porta são feitos bit a bit, que caminham um após o outro por apenas uma via na linha de transmissão formando uma série de pulsos. Tradicionalmente as placas-mãe possuem duas portas seriais RS-232. O padrão RS-232 é descrito como uma interface assíncrona, que transmite os dados somente quando a unidade de recepção está pronta para recebê-los.

adaptador  rs-232
Em algumas lojas de informatica vendem adaptadores RS-232 (Reprodução: Canal BH)

Na transmissão assíncrona o clock (sinal de sincronismo) e os dados são transmitidos por apenas um cabo. O clock é reconstruído de uma combinação do sinal recebido. Após o bit de partida “1” seguem 8 bits de dados e então o bit de parada “0” (ou dois bits de parada “0”) e assim por diante.

Este tipo de porta tem limitação?

A interface serial possui a limitação na velocidade na transmissão de dados de 115.200 bits por segundo, e o cabo não pode ter mais que 200 metros de comprimento.

Espero que este artigo sirva como conhecimento e aprendizagem sobre portas seriais, mesmo que esquecidas hoje em dia por causa do padrão USB.