Entenda o funcionamento da Porta Paralela

porta paralela
Porta Paralela (Reprodução: Curso Mania)

Neste artigo, você vai conhecer a antiga interface de comunicação entre computador e periférico, entender o porquê essa parte é chamada de porta paralela, o que ela faz e como ela funciona.

A porta paralela é geralmente utilizada para a ligação de impressora com o padrão Centronics de comunicação. Que possui um conector Amphenol de 36 pinos do lado da impressora e um conector com 25 pinos, ligado na porta paralela.

Na transmissão paralela são enviados vários bits ao mesmo tempo através de 8 vias separadas (uma ao lado da outra), transmitindo um byte completo de cada vez. Sendo muito mais rápida em relação à comunicação serial.

Apesar de a comunicação paralela ser mais rápida, ela exige cabos com 25 vias em pequenos comprimentos (até 10 metros), em contra partida, a comunicação serial utiliza cabos mais simples e permite maiores distâncias entre os equipamentos.

porta paralela e o conector
Porta paralela e o conector

Esta porta é a interface mais simples de um PC. Ela é geralmente utilizada para conectar impressoras, mas com o surgimento da porta paralela bidirecional (EPP/ECP), outros equipamentos puderam utilizá-la, tais como:

  • Scanners
  • ZIP drives (discos portáteis)
  • Gravadores de CDs
  • Adaptadores SCSI
  • Câmeras digitais

Tipos de porta paralela

SPP (standard parallel port) é o tipo original que permite somente comunicação unidirecional e lenta, projetando para as impressoras mais antigas.

EPP (enharced parallel port) utilizado em periféricos com conectores de passagem direta (pass through) que não são impressoras.

ECP (enhanced capability port) é o melhor tipo de porta para impressoras do tipo paralelas.

Espero que este artigo posso despertar a curiosidade sobre este assunto que é de muita importância. Poderá também acessar a página da HowStuffWorks para obter mais informações sobre porta paralela.

  • Ana Lucia Nicolau

    interessante, gostei do artigo, abçs

  • Que bom que gostou! Abraço.