O que são Feeds e como subscrever?

rss feed

Conheça neste artigo o Feed/RSS que é uma tecnologia feita para filtrar páginas de blogs ou sites que mais lhe interessam e facilita muito na hora de ler as novidades importantes sem a necessidade de entrar em cada página para descobrir.

Por que Feed/RSS?

A palavra “feed” vem do verbo em inglês “alimentar”. Este termo é conhecido como “RSS Feeds” (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).

É usado para que o usuário da internet possa ver as novidades dos seus blogs e sites favoritos sem que precise visitar as páginas de cada um para descobrir as atualizações. Toda vez que um novo artigo é publicado em um determinado website, a pessoa que assinou o Feed poderá ler imediatamente.

É possível ler os feeds em diversos leitores de RSS e também é possível receber as atualizações de novos artigos por e-mail como um “newsletter” que é enviado diretamente em sua caixa de entrada.

últimas novidades do gdt
E-mail com as últimas novidades do Guia da Tecnologia

Como é feita as páginas de Feeds?

Os RSS são gerados automaticamente pela maioria dos blogs e sites. No e-mail, por exemplo, é criado um índice das principais matérias do dia e quando é clicado em um dos títulos é direcionado para o artigo original dentro de um site/blog.

O serviço mais usado por webmasters e blogueiros que é mais simples para distribuição de Feeds é o FeedBurner (serviço do Google).

Gerenciado os Feeds

Além de ler em e-mails, também é possível gerenciar os feeds em diversos leitores. A vantagem é que todas as inscrições ficam no mesmo lugar, com melhor organização.

Conheça alguns leitores de feeds na internet que recomendo:

Monte uma lista de conteúdos só seu e fique sempre atualizado!

ícone padrão do feeds/rss
Ícone padrão do Feeds/RSS

Aqui no Guia da Tecnologia também tem o seu feed para manter os nossos visitantes sempre atualizados com as principais novidades do mundo da tecnologia e também da internet diariamente, fique a vontade e assine o nosso feed:

http://feeds.feedburner.com/guiadatecnologia

  • Elvira Silva

    Olá Fabiano, queria mesmo saber sobre feeds. Eu tinha uma ideia, mas seu artigo explicou tudinho.

    Obrigada pela valiosa informação.

  • Que bom Elvira! Abraço.