Tutorial Linux: Instalar e configurar o Conky no Ubuntu 12.04 LTS

conky ubuntu 12.04 lts

Neste tutorial que estou começando no Guia da Tecnologia para o sistema Linux irei ensinar a como instalar e configurar o Conky na distribuição Ubuntu versão 12.04 LTS. O Conky é um pequeno aplicativo para área de trabalho que mostra informações do computador, noticias ou artigos através de Feed/RSS e muitas outras coisas.

Estou usando o sistema Linux a pouco tempo e estou procurando sempre aprender ainda mais a configurar o sistema e também os programas e escolhi o Ubuntu para ajudar no aprendizado! Por isso muitos tutoriais deste blog com tema Linux serão feitos usando a distribuição da Canonical, o Ubuntu.

A instalação do Conky é fácil e não tem muito segredo, basta seguir corretamente o tutorial. Depois de instalado, irei também ensinar a configurar o Conky “Google Now” que é uma das várias configurações que escolhi para compartilhar aqui neste tutorial.

conky na área de trabalho

Então vamos lá!

Instalando e configurando o Conky no Ubuntu

1º Instale o Conky executando o comando:

sudo apt-get install conky

2º Baixe o arquivo compactado da configuração “Conky Google Now” que está hospedado site deviantART, uma comunidade de artistas online, clicando no link abaixo:

3º Descompacte o arquivo comprimido e copie todo o conteúdo para a “Pasta Pessoal”. Quando abrir uma janela de aviso confirme para substituir os arquivos existentes.

4º Antes de continuar a instalação é necessário baixar algumas fontes para que a configuração que irei ensinar funcione normalmente. Pode ser baixado gratuitamente no site da Google:

5º Descompacte o arquivo baixado e instale a fonte “Open Sans Light”.

instalando fonte no ubuntu

6º É preciso também instalar o CURL para que os dados externos (do site Yahoo! Weather) apareçam normalmente sem erros no Conky, execute o seguinte comando no terminal:

sudo apt-get install curl

7º Depois entre no terminal (Ctrl+Alt+T) e digite no terminal a linha a seguir para mudar a localização da meteorologia no arquivo de configuração do Conky:

gedit ~/.conkyrc

8º Procure pelo código 2294941, entre no Yahoo! Weather e encontre a sua região. Pegue os números referentes a sua região e coloque no lugar do código encontrado no arquivo de configuração do aplicativo.

Como nas imagens, eu pesquisei por Ponta Grossa, Paraná que está neste endereço:

http://weather.yahoo.com/brazil/parana/ponta-grossa-455900/

Então substitui o 2294941 por 455900. Salve as alterações e no terminal digite o seguinte comando para que o aplicativo apareça na área de trabalho:

conky

Depois de executado o comando no terminal, minimize todas as janelas e veja se está funcionando o Conky na sua área de trabalho.

Para que o Conky inicie junto com sessão, abra o menu do Unity e pesquise por “Aplicativos de sessão”.

pesquisando no menu do unity

Aí chegado crie um novo item e configure-o da seguinte maneira:

adicionando o Conky nos aplicativos de sessão

Da próxima vez que iniciar sessão o Conky será automaticamente iniciado e estará aparecendo sem a necessidade de abrir pelo terminal digitando o comando “conky”.

O Conky é um aplicativo poderoso, é possível alterar o arquivo de configuração para que funcione de acordo com as necessidades de cada usuário. Mas não se esqueça, sempre que alterar o arquivo de configuração tem que reiniciar o Conky. Para isso basta executar o seguinte comando no terminal:

killall conky && conky

Na primeira imagem deste artigo o Conky aparece com a cor modificada, parecida com a cor das janelas do Ubuntu, para modificar a cor basta acessar o arquivo de configuração “gedit ~/.conkyrc” pelo terminal e editar.

Espero ter ajudado com esse tutorial.