Tutorial Windows: Desativando (ou ativando) a hibernação do Windows 8.1

hibernação windows 8

A hibernação está presente há muito tempo no Windows, ela vem ativada por padrão desde o Vista, e no Windows 8.1 não é diferente pois o funcionamento é o mesmo das versões anteriores. No artigo vamos aprender a desativar essa função do SO, pois ocupa grande parte do disco rígido (cerca de 2 GB, depende do tamanho da memória RAM), então para liberar espaço da partição vamos desativar.

Da mesma forma que iremos mostrar para Windows 8.1 pode ser ser feito em versões anteriores, pois como está explicado no inicio deste artigo a hibernação funciona da mesma forma no Windows XP, Vista e 7.

Desativando a hibernação

Para desativar a hibernação no Windows 8.1, primeiro pressione a tecla Windows + X para abrir o menu de acesso rápido e execute o Prompt de comando como usuário administrador.

menu de acesso rápido do windows 8.1

Com a janela do Prompt de comando aberto como administrador digite a seguinte linha: powercfg -h off.

cmd do windows 8.1

Depois pressione a tecla enter para executar o comando.

hibernação desativada

Se não apareceu erro nenhum, então a hibernação do Windows 8.1 foi desativada! O grande arquivo “hiberfil.sys” oculto com mais de 2GB de tamanho desaparece. Essa dica é importante para quem precisa ganhar um bom espaço na partição de disco do sistema operacional.

Ativando a hibernação

Caso queira ativar (normalmente o Windows 8.1 não vem com a opção hibernar ativada por padrão) use o comando powercfg -h on na janela do terminal do windows.

hibernação ativada

Nenhuma mensagem apareceu após a execução do comando? Caso não tenha esquecido de abrir o prompt de comando como usuário administrador, a opção hibernar vai estar disponível.

  • Denis

    Não consegui ativar por este método.