9 dicas para fazer a bateria do celular durar mais

smartphone moto g 2

Por causa de tantos aplicativos funcionando ao mesmo tempo e diversos sensores, os celulares “inteligentes” acabam rapidamente com a carga da bateria. Saiba como diminuir o tempo de descarga ao configurar adequadamente e abrir mão de algumas funções.

Veja a seguir 9 passos para fazer a sua bateria durar muito mais abrindo mão de diversas funções e otimizando algumas configurações para deixar o seu smartphone longe da tomada por um longo tempo.

1 – Ajuste o brilho da tela

A luminosidade da tela do seu aparelho tem um grande impacto sobre o consumo de bateria. Diminua o brilho e o mantenha o mais baixo possível, de uma maneira que ainda seja cômodo para se ler.

Para isso, entre em “Configurações ou ajustes” e “Tela ou brilho”, dependendo do tipo de celular que você tem.

Você também pode desativar a opção “Brilho automático”, já que ela pode estar em um nível alto de brilho.

2 – Desligue o modo vibração

Deixar o celular para vibrar juntamente com o toque sonoro ou quando está no modo silencioso consome muita bateria. É uma função útil para quem não quer que o celular toque. Mas se você não precisa disso, o melhor é desativar. Para isso, é preciso ir em “Configurações e ajustes” e, em seguida, “Som”.

3 – Reduza o tempo de bloqueio da tela

Boa parte da vida de uma bateria é consumida com o uso da tela de início. Assim, quanto menos tempo seu celular levar para escurecer a tela, mais ele economiza bateria.

Para checar isso, selecione a opção “Configurações”, em seguida “Geral” e “Bloqueio automático”. Coloque então o menor tempo possível.

4 – Desligue a conexão de Wi-fi e Bluetooth

Ambas as funções minam a bateria de qualquer celular. Se não estiver usando, desative uma delas ou ambas.

Lembre-se que não há motivos para andar por aí com o Wi-fi ligado. Tanto os modelos novos de Android como os de iPhone pode ser possível ligar ou desligar ambas as conexões na tela de início, não necessitando que você não precise ir até o menu de configurações.

5 – Desative a localização permanente do GPS

Essa é a outra função que consome muita bateria. Mas é possível desligá-la ou restringir seu uso.

Para isso, selecione “Configurações”, ”Privacidade“ e “Localização”. Nessa tela, é possível tanto desativar totalmente a função ou, dependendo do celular, selecionar os apps que podem usar o serviço de localização.

6 – Reduzir a quantidade de notificações

Será que você tem mesmo que saber na hora cada vez que alguém curte ou comenta um post seu no Facebook? Se achar que não é fundamental para sua vida, considere desativar as notificações de suas redes sociais.

Tenha em mente que as notificações acendem a tela e, assim, gastam bateria.

Para isso, selecione “Ajustes ou configurações”, “Notificações” e ajuste sua preferência para cada aplicativo.

7 – Apps funcionando “em 2º plano”

Se estiver ativada, essa função permite que os aplicativos sejam atualizados quando o celular estiver conectado a uma rede wi-fi, por exemplo.

Para mudar, entre na tela de “Configuração”, em seguida “Geral” e atualização “em 2º plano”.

Também vale lembrar que é possível fechar os aplicativos quando não estiver mais usando.

8 – Quais dos seus aplicativos estão consumindo mais bateria

Tanto no Android como no iPhone é possível checar qual a porcentagem de bateria usada por aplicativos como Whatsapp, Facebook e Skype.

Assim, fica mais fácil decidir se vale a pena deixá-los abertos ou fechados.

No iPhone, entre em “Configuração”, “Geral”, “Uso” e “Uso da bateria”. Já no Android, o caminho é “Ajustes”, “Administração da bateria” e por fim “Uso da bateria”.

9 – Ative a função “Economizar energia”

Se tiver um dispositivo Android, você pode ativar esse modo para estender a vida da bateria quando lhe for conveniente.