Picasa será descontinuado pela Google

A Google anunciou ontem (12) que não dará mais suporte Picasa, o serviço de fotos que já tem mais de 14 anos. A empresa decidiu abandonar a ferramenta pioneira para agregar imagens com o intuito de privilegiar o Google Photos.

picasa

A decisão de eliminar o Picasa é lógica e muitos esperavam que a Google tivesse tomado essa decisão depois da chegada do Google Photos e de todas as suas funcionalidades e integração com o Android.

Agora é Google Photos

picasa e google photos

Com a ideia de unificar os serviços e centrar-se apenas numa frente de desenvolvimento, a Google vai encerrar o suporte ao Picasa a partir de dia 01 de Maio.

Leia o comunicado de Anil Sabharwal, líder do Google Photos:

Nós acreditamos que nós criamos uma experiência melhor ao focar em um serviço que forneça mais funcionalidades e trabalhe tanto em aparelhos móveis quanto no computador, em vez de dividir nossos esforços em dois diferentes produtos.

A partir da data definida, a Google recomenda que os usuários utilizem o Google Photos, onde estarão todas as imagens e vídeos disponíveis, da mesma forma como tinham na versão web do Picasa.

Migração

Para os que não querem usar o Google Photos, a Google está preparando uma forma para que todos os dados sejam exportados, mantendo a sua organização.

A segunda componente do Picasa, o seu serviço para desktop, vai também ser encerrado. Até dia 15 de Março a Google irá manter o suporte, mas a partir dessa data deixa de ser possível recorrer a qualquer apoio. O serviço não deixará de funcionar no desktop, mas perderá a atenção da Google.

Sobre o Picasa

logo picasa

O Picasa foi criado em 2002 pela Lifescape e dois anos depois foi adquirido pela Google e integrou o serviço ao Blogger para melhorar a organização de fotos utilizados na plataforma de blogs.

O serviço de fotos não teve oportunidade de se aventurar no mundo dos apps de celular, foi perdendo relevância com o tempo e muitos usuários migraram para aplicativos similares, como o Instagram por exemplo.

Desde 2011 que a Google não dava qualquer importância a esse serviço e por isso não o atualizada. Esta era uma medida aguardada há já muito tempo, e que vai finalmente acontecer, empurrando os usuários para o Google Photos, mais moderno e mais simples de utilizar.

Fonte: Google

  • Fabiano, as fotos de posts do Blogger não são hospedadas no Picasa? E agora?

    • Olá Bruno. As fotos de post do Blogger e todos álbuns que estão no Picasa estarão listados no Google Photos, mantendo o mesmo título, e podem ser editados normalmente.