Corrigindo erro do Windows “unmountable boot volume” com Ubuntu

tela azul windows

Normalmente o erro “unmountable boot volume” acontece quando o Windows não consegue continuar a inicialização e simplesmente reinicia ou aparece uma tela azul com os detalhes do problema. Isso acontece quando o usuário não desliga corretamente o computador ou o HD está apresentando problemas.

No artigo vou explicar como utilizar um CD do Ubuntu para recuperar a inicialização do Windows e não voltar a reiniciar de forma inesperada.

Primeiro acesso o boot do seu computador e selecione o drive de DVD como o primeiro a ser iniciado, depois o HD. Poderá também utilizar um pen drive com o Ubuntu, a diferença é colocar o pen drive como prioritário no boot. Com isso feito, irá iniciar diretamente o Ubuntu pelo live cd/usb.

Uma vez iniciado o Ubuntu abra o terminal para executar os seguintes comandos para realizar os procedimentos:

sudo apt-get update

Com isso irá atualizar todo repositório do live cd/usb do Ubuntu. Depois de terminado todo o processo, escreva no terminal o próximo comando:

sudo apt-get instalar syslinux

Agora utilize a seguinte linha para utilizar o dd para escrever o mbr:

sudo dd if=/usr/lib/syslinux/mbr.bin of=/dev/sda

A parte da linha em que tem /dev/sda é o local onde está o Windows, deve mudar para a localização correta aonde instalou, caso seja o padrão não precisa alterar.

E agora é só iniciar o Windows como sempre.