Tutorial Android: Ativando arquivo swap pelo emulador de terminal

swap android

Swap no Linux é um espaço que funciona como memória virtual, ele serve para auxiliar a memória ram na remoção do excesso de dados dos programas abertos no dispositivo e move no espaço reservado. O Android funciona da mesma forma, pois sabemos que é construído na base do Linux.

O tutorial a seguir só funcionará se o smartphone estiver com root e deve-se instalar um emulador de terminal para Android, também é necessário atenção, pois pode ter problemas com inicialização do sistema, recomenda-se cautela e atenção para realização do procedimento.

Com o emulador de terminal instalado, segue os seguintes passos para configurar e ativar o arquivo swap no Android:

Abra o emulador de terminal e digite o comando para criar o arquivo a ser usado como swap:

dd if=/dev/zero of=/data/swapfile bs=1024 count=131072

Onde of é o local do arquivo, você pode colocar na memória interna: of=/mnt/sdcard/swapfile.

O valor count é referente ao tamanho da memoria que você que alocar em KB, por tanto multiplique o valor desejado em MB por 1024.

Exemplo: Se quiser 64MB de swap, ficaria assim: 64 vezes 1024 é igual a 65536, então count=65536.

Espere terminar de criar o arquivo dependendo do tamanho pode demorar.

Agora com o arquivo criado, vamos prepará-lo pra ser utilizado como swap, use o comando mkswap /data/swapfile ou se colocou na memória interna, mkswap /mnt/sdcard/swapfile.

Vamos agora ativar o swap com o comando swapon /data/swapfile ou swapon /mnt/sdcard/swapfile.

Para desligar o swap use swapoff /data/swapfile ou swapoff /mnt/sdcard/swapfile.

Observação: Se estiver com o arquivo swap na memória interna, antes de ativar o armazenamento via USB, terá de desligar o swap usando o comando anterior.

(Opcional) A prioridade de uso padrão do swap é de 60%. Mas é possível alterá-la no arquivo /etc/sysctl.conf, na chave vm.swappiness, é provável que essa chave nem exista, então crie e coloque o valor que desejar de 0 a 100, depois reinicie o celular. Para saber se foi alterado com sucesso use o comando cat proc/sys/vm/swappiness. Caso estiver na dúvida sobre qual prioridade colocar, deixe como está.

Para aqueles que colocaram o arquivo swap na memória interna, usem o aplicativo Script Manager pra fazer um script de desligamento do swap mais facilmente sem ter que digitar toda vez o comando no emulador de terminal.