Guia e dicas para e-commerce no Black Friday

promoções

Mesmo com a economia lenta a perspectiva é que os consumidores comprem mais presentes na internet. O Black Friday é um período crucial para varejistas online. As vendas de varejo vêm crescendo cada vez mais e isso reforça a estimativa de aumento de compras online.

Desde 2011, o Black Friday e Cyber Monday têm aumentado constantemente as vendas de comércio eletrônico, mesmo durante as crises econômicas.

Durante vários anos, o e-mail tem sido uma das mais formas populares de comunicações de marketing. Já no começo de Novembro alguns consumidores começam a receber descontos diretamente em suas caixas de entrada no e-mail. Muitos dos grandes varejistas online têm enviado meses antes pelo menos um e-mail promocional para seus assinantes fazendo referência sobre o Black Friday.

Para atrair mais tráfego e vendas de e-mail marketing, recomenda-se:

  1. Enviar e-mails de Black Friday mais cedo;
  2. Aumentar a frequência de envio de e-mail;
  3. Potencializar suas linhas de assunto para aumentar as taxas de abertura.

Enviar mensagens de correio eletrônico mais cedo sobre o Black Friday é uma maneira muito eficiente de conquistar clientes. Assim, é importante começar suas mensagens sobre o Black Friday o mais cedo possível, pois você precisa estar na mente de seus clientes antes deles abrirem seus laptops durante o Black Friday.

Baseado nisso, aumente o volume de e-mail que chega à caixa de entrada dos seus clientes para aumentar de forma significativa às chances de conversões nessa data importante do comércio varejista.

Tenha cuidado, por exemplo, se sua empresa envia mais de 17 mensagens durante um mês ininterruptos antes do Black Friday, isso vai sobrecarregar seus clientes. Outra ressalva é que você deve prestar atenção especial ao conteúdo de e-mails quando você aumentar a sua frequência. Evite sempre spam e e-mails sem relevância. Ou seja, o e-mail tem que ter conteúdo interessante e atraente.

É importante, aperfeiçoar as linhas de assunto para aumentar as taxas de abertura. Não importa o quão atraente o desconto ou quão bonito o visual o e-mail, a primeira coisa que o cliente vai ver na caixa dele é o assunto do e-mail. Assim, uma linha de assunto atraente é a componente chave para impulsionar os clientes para se envolverem com a sua informação.

No Black Friday é recomendado incluir frases de “Black Friday” dentro da linha de assunto dos destinatários. Isso ajuda na pesquisa por essa palavra chave pelos clientes. Também é aconselhável incluir descontos específicos dentro do assunto do e-mail para aumentar as taxas de abertura. Se os clientes estão à procura de promoções, ele possivelmente deve imediatamente abrir o e-mail que contém essa informação explícita.

Ao contrário do e-mail, que é uma boa saída para retomar e engajar os seus contatos de clientes existentes, o PPC (Pagamento Por Clique) é um método comprovado de aquisição de novos clientes, principalmente para os períodos do fim de semana do Black Friday e Natal. O PPC permite que sua marca, independentemente do tamanho, esteja no topo do motor de busca como o Google, deixando seu site a apenas um clique de distância das multidões de usuários que buscam determinado produto.

Além desses benefícios, a execução de campanhas de PPC, durante os dias que antecedem o Black Friday é fundamental pra essa estratégia, porque muitos dos seus concorrentes já estão utilizando esta iniciativa. Com isso, aumenta sua competitividade perante seus verdadeiros concorrentes.

Em vez de “buscar” um determinado produto em um shopping lotado, os clientes estão preferindo acessar a web para localizar produtos específicos e compará-lo na web. Após a realização de uma pesquisa online, os clientes estão procurando as melhores ofertas, que muitas vezes são listados nos anúncios do Google. E isso endossa ainda mais a importância do PPC.

Durante toda a Black Friday recomenda-se seguir:

  1. O lançamento de campanhas no Black Friday;
  2. Investir em redes sociais;
  3. Ajustar as palavras-chave e cópia do anúncio correspondente;
  4. Melhorar as páginas de destino.

Nos últimos anos aumentaram bastante o número de sites de comércio eletrônico e a quantidade de publicidade PPC meses antes do Black Friday. Grandes lojas online estão lançando o PPC mais cedo do que nunca. A adesão a este impulso antes do Black Friday vai ajudá-lo a aproveitar os clientes que iniciam as compras online dias antes do Black Friday.

Muitos compradores online estão cada vez mais atenta à pesquisa publicidade paga durante o Black Friday. É aconselhável iniciar ou aumentar o seu PPC. Isso ajuda a garantir que seu site aumente o nível de tráfego de usuários para o seu site e as chances de conversões.

O aumento dos orçamentos de anúncios durante essa época ajuda a evitar que as suas campanhas sejam restringidas por causa dos anúncios dos seus concorrentes.

Ajuste as palavras-chaves de cada época do ano. Como, por exemplo, compradores online mudam sua mentalidade de compras durante a época do Black Friday. É de grande importância que utilize palavras-chaves que refletem essa mentalidade do cliente para potencializar mais volumes de busca relacionados a esse período do ano.

Adicione palavras-chave para suas campanhas de PPC que incluem um relacionamento pessoal as suas campanhas a fim de dar mais proximidades com os consumidores.

Durante o Black Friday os anúncios de PPC devem fornecer mensagens que detalham de forma específica a oferta ou promoção. Por exemplo, uma manchete que diz, “Black Friday Descontos, Economize 25% até hoje” é atraente para compradores. Esse anúncio dá um aspecto de relevância (percentual do desconto) e temporalidade da oferta despertando a urgência da compra pelo usuário.

Além disso, no PPC o texto do anúncio deve transmitir valor, usando frases que despertam o sentido emocional dos compradores, tais como alegria, felicidade, sucesso e etc. Esses pequenos ajustes podem tornar os seus anúncios mais atraentes para os compradores, aumentando assim seus cliques.

Finalmente, garanta que as páginas de destino sejam consistentes com os seus anúncios do PPC. Isso ajuda a fornecer uma boa experiência para os seus clientes, além de aumentar a relevância do seu anúncio.

Depois de conseguir um comprador para o seu site, o objetivo posterior é incentivá-los a interagir, navegar pelas páginas e comprar o máximo possível. É importante tomar essas medidas para diminuir as taxas de rejeição das ofertas do seu site. Essa taxa de rejeição é o percentual de usuários que entram no seu site e saem logo em seguida sem interagir ou comprar.

Durante fim de semana do Black Friday é mais fácil trabalhar com o tráfego que já tem, por isso é recomendado que aplique várias estratégias para fazer com que seus clientes atuais acessem e interajam no site. Outro aspecto importante é atentar ao tempo de carregamento da tela. Os clientes irão deixar o seu site em um piscar de olhos se o seu site não carregar rápido.

Além disso, certifique-se se design do site agradam e impressionam positivamente os seus clientes. Não importa a época do ano, as questões de design tem que estar sempre adequado e bonito.

Por fim, adotando as dicas e estratégias acima o seu site tem uma grande chance de fazer sucesso no Black Friday e consequentemente ter boas vendas. Procure sempre melhorar seu site, pois o mercado de e-commerce está sempre crescendo e evoluindo.

Esse artigo é um guest post escrito pelo Evandro Alves.

Fonte: Sites de Promoções