Qual é a melhor qualidade do MP3? 128, 192 ou 320kbps?

qualidade do som

A qualidade do MP3, de 128, 192 e 320kbps há algumas diferenças, se for ouvir em um som mais potente, ou se for gravar em um CD de áudio, da pra sentir alguma diferença entre as qualidades de um mesmo MP3.

A sua taxa de compressão é medida em Kbps, sendo 128kbps a qualidade padrão, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 90%, ou seja, uma razão de 10:1. A qualidade pode chegar a até 320kbps, a qualidade máxima, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 25%, ou seja, uma razão de 4:1. Há também outros níveis de qualidade intermediários como 192kbps, 256kbps, cuja escolha depende da relação custo-benefício desejada onde o tamanho do arquivo pode ser reduzido em detrimento da fidelidade do som.

Kbps é uma medida de volume de dados, assim como o gigabit e o megabit. Uma musica de 320kbps ocupa mais espaço de memória em um PC ou no cartão de memória do que um arquivo de 128kbps, provavelmente porque a musica de 320kbps é maior, mas às vezes pode não ser assim. Não depende somente do tamanho, depende também da qualidade do som, se a musica é muito agitada e tem muitos instrumentos.

Quanto maior a taxa, maior o arquivo e maior a qualidade. Porém, dificilmente você sentirá alguma diferença na qualidade das duas.

O método de compressão com perdas empregado na compressão do MP3 consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria perceber, devido a fenômenos de mascaramento de sons e de limitações da audição humana (embora pessoas com ouvido absoluto possam perceber tais perdas).

Uma taxa boa para se usar é 192kbps, pois o som fica limpo e não ocupa tanto espaço na memória. Veja abaixo a classificação das três principais taxas de compressão:

Qualidade do MP3
Abaixo de 128kbps Ruim ou regular
128kbps Boa
192kbps Muito boa (recomendado)
320kbps Excelente