Conhecendo os componentes do computador, nós podemos saber qual a causa de um travamento e algum desligamento inesperado. Normalmente quando o micro não tem seus dias melhores, nós levamos diretamente a um técnico de manutenção para ver qual a razão do problema.
Sem o mapa físico do computador, fica difícil achar o erro, pois é composto várias partes e cada uma responsável por determinada função dentro do processo computacional.
Processador

Ele é o “cérebro” do micro, pois é responsável pelo controle e execução dos processos e cálculos envolvidos nas operações. É por ele que envia ordens para os outros componentes.
Unidades de armazenamento

São capazes de armazenar informações, seja temporário ou permanente durante a execução de tarefas solicitadas pelo usuário. Exemplos de dispositivos:
- Por meios magnéticos. Exemplos: Disco Rígido, disquete.
- Por meios ópticos. Exemplos: CD, DVD.
- Por meios eletrônicos (SSDs) - chip - Exemplos: cartão de memória, pen drive.
Lembrando que: Memória RAM é um dispositivo de armazenamento temporário de informações.
Periféricos

Firmware, Bios e Driver

Eles são conjuntos de códigos básicos (dados e instruções) e que está mais próximo do processador do que o usuário. Eles são programas que dão vida ao computador, informando-o quem ele é, como é feito e como deve trabalhar.
Sistema operacional e aplicativos

Sistema operacional é um conjunto de programas e rotinas (BIOS, API, Utilitários) com dois objetivos: O primeiro e primordial, o gerenciamento da memória, pois é ele que define o formato de armazenamento na RAM, HD, CD, DVD, disquete, etc, fornecer a memória para os aplicativos.
Aplicativos são os programas finais, objetivos do usuário. Por exemplo, Word, Excel, MSN, Firefox, folha de pagamento, etc.
Seu comentário é muito importante e você é totalmente responsável por ele. Ao comentar você concorda com as nossas políticas.
EmoticonEmoticon