Ainda está aberta a série Hardware, onde nós contamos cada detalhe dos componentes do computador. Neste artigo iremos conversar sobre o microprocessador, que é um dispositivo importante e controla todas as informações.
Microprocessador (ou processador) é o cérebro da placa mãe, controla as operações do computador como um todo e também interpreta e executa as instruções dos programas.
Quer saber sobre toda história do microprocessador, então acesse a página da Wikipédia.
O que diferencia um microprocessador de outro é a quantidade de instruções, o tamanho da palavra interpretada, barramento de dados e velocidade de operação.
As instruções são códigos que informam o que o processador deverá fazer com os dados. Alguns microprocessadores possuem apenas as instruções mais utilizadas, por exemplo: microprocessador RISC, outros, tais como: MMX, 3Dnow e SSE que possuem instruções especificas para controle de recursos multimídia. Atualmente não existe mais essa diferença entre processadores com mais instruções e resolveu-se misturar características das duas arquiteturas a fim de conseguir o melhor desempenho.


Em velocidade de processamento, entendemos como sendo a rapidez com que as instruções são executadas pelo microprocessador que é medida em frequências (megahertz ou gigahertz). Pode trabalhar em duas velocidades, interna e externa. Interna é a velocidade de instruções dentro do computador e externa é a velocidade de comunicação do computador e os dispositivos.
O esquema a seguir nos explica porque não é tão simples aumentar a velocidade do processador, pois existem diversos parâmetros dependentes da evolução tecnológica que devem ser considerados.
n gostei
ResponderExcluirLindo
ResponderExcluirMaravilhoso! Magnifico! simplesmente perfeito!
ResponderExcluirÉ muito bom!
Excluir