![]() |
Porta Paralela (Reprodução: Curso Mania) |
Neste artigo, você vai conhecer a antiga interface de comunicação entre computador e periférico, entender o porquê essa parte é chamada de porta paralela, o que ela faz e como ela funciona.
A porta paralela é geralmente utilizada para a ligação de impressora com o padrão Centronics de comunicação. Que possui um conector Amphenol de 36 pinos do lado da impressora e um conector com 25 pinos, ligado na porta paralela.
Na transmissão paralela são enviados vários bits ao mesmo tempo através de 8 vias separadas (uma ao lado da outra), transmitindo um byte completo de cada vez. Sendo muito mais rápida em relação à comunicação serial.
Apesar de a comunicação paralela ser mais rápida, ela exige cabos com 25 vias em pequenos comprimentos (até 10 metros), em contra partida, a comunicação serial utiliza cabos mais simples e permite maiores distâncias entre os equipamentos.
![]() |
Porta paralela e o conector |
Esta porta é a interface mais simples de um PC. Ela é geralmente utilizada para conectar impressoras, mas com o surgimento da porta paralela bidirecional (EPP/ECP), outros equipamentos puderam utilizá-la, tais como:
- Scanners
- ZIP drives (discos portáteis)
- Gravadores de CDs
- Adaptadores SCSI
- Câmeras digitais
Tipos de porta paralela
SPP (standard parallel port) é o tipo original que permite somente comunicação unidirecional e lenta, projetando para as impressoras mais antigas.
EPP (enharced parallel port) utilizado em periféricos com conectores de passagem direta (pass through) que não são impressoras.
ECP (enhanced capability port) é o melhor tipo de porta para impressoras do tipo paralelas.
Espero que este artigo posso despertar a curiosidade sobre este assunto que é de muita importância. Poderá também acessar a página da HowStuffWorks para obter mais informações sobre porta paralela.
interessante, gostei do artigo, abçs
ResponderExcluirQue bom que gostou! Abraço.
ResponderExcluir