
Cloudflare lançou no dia 1º de Abril em parceria com a APNIC (Asia-Pacific Network Information Centre) o seu servidor gratuito de DNS, de acordo com a empresa o novo DNS público oferece desempenho, mais segurança e proteção de privacidade para os usuários.
DNS, abreviação de Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio) é um serviço responsável por traduzir endereços da web em endereços de IP aos quais computadores e celulares podem se conectar.
"A Cloudflare quer operar o DNS público mais rápido do planeta e, ao mesmo tempo, aumentar os padrões de proteção da privacidade dos usuários", afirma o diretor de engenharia da empresa Olafur Gudmundsson.
Conforme explica em uma longa postagem no blog da Cloudflare, o trunfo de privacidade do novo DNS público é o uso do chamado DNS Query Name Minimisation, que reduz a quantidade de informações vazadas para servidores intermediários de DNS quando o usuário acessa uma página da web.
O DNS da Cloudflare apaga os registros de log de usuários a cada 24 horas e apesar de ser uma empresa privada, ela garante que não coleta os dados de comportamento dos dispositivos ou os históricos de navegação para vender a terceiros.
Além da sequência 1.1.1.1, a nova ferramenta da Cloudflare usa também a sequência 1.0.0.1 — ambas IPv4. Para IPv6, as sequências são 2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001. Todas as informações sobre a novidade podem ser conferidas em https://1.1.1.1.
Fonte: Cloudflare
Seu comentário é muito importante e você é totalmente responsável por ele. Ao comentar você concorda com as nossas políticas.
EmoticonEmoticon