10 invenções criadas a partir da exploração espacial

david scott apollo 15

Maioria do pessoal questiona as missões de exploração espacial dizendo que é muito dinheiro gasto de maneira inútil, e que há coisas importantes no nosso planeta onde esse valor poderia ser utilizado. Porém, a verdade é que a exploração espacial sempre foi responsável por várias inovações tecnológicas que acabam se tornando produtos do nosso cotidiano.

Conheça dez coisas que você já viu por aí e que existem por causa da NASA:

1. Lentes anti-riscos

Se os óculos de hoje têm lentes que não riscam facilmente, deve-se às pesquisas da NASA, que precisava de algo assim para os visores dos capacetes de seus astronautas.

óculos

2. Estabilização de imagens

Essa era uma necessidade bem óbvia da NASA. Como filmar o lançamento dos foguetes com aquela tremedeira toda que eles acabam causando? Pensando nisso os pesquisadores do Marshall Space Flight Center conseguiram criar estabilizadores de vídeo, que deixam as imagens ótimas e se tornaram comuns hoje em dia.

fotografo super zoom

3. Isolamento térmico

Outra coisa claramente necessária era proteger os astronautas das mudanças bruscas de temperatura na missão Apollo. A partir daí que começou a se desenvolver a lã mineral, muito utilizada em construções atualmente.

isolamento térmico de tubulações

4. Pneus resistentes

Quando os pesquisadores da NASA resolveram enviar sondas para Marte em 1975, eles sabiam que estas precisariam de pneus fortes. Foi então que a Agência Espacial Americana firmou parceria com a Goodyear e daí se desenvolveu um fortíssimo material fibroso, que posteriormente acabou sendo adicionado aos pneus de carro também.

pneus aplicação

5. Aparelhos ortodônticos transparentes

O material translúcido atualmente utilizado nos aparelhos ortodônticos foi criado através de uma parceria entre a NASA e uma empresa da 3M chamada Ceradyne. Inicialmente sua utilização se dava em antenas infravermelho de mísseis com rastreamento de calor.

aparelho transparente

6. Membros artificiais

As próteses existentes hoje tiveram início no departamento de robótica da NASA, que investiu muito em pesquisa de materiais leves e que se ajustassem às condições dos seres humanos.

membros artificiais

7. Esteiras de corrida

Foram inventadas para treinos de astronautas, que as utilizavam constantemente para não ter redução de densidade óssea ou de massa muscular, que são efeitos da exposição à ausência de peso.

esteiras

8. Liofilização

Graças às pesquisas da NASA também é possível armazenar alimentos perecíveis por muito tempo. O processo de liofilização consiste em congelar alimentos e retirar a água por sublimação.

banana liofilizada

9. Filtro de água

Apesar da filtragem de água já existir antes da NASA, partiu deles o aperfeiçoamento do processo utilizando carvão ativado e íons de prata. O método criado para filtrar a água dos astronautas é utilizado nos filtros domésticos até hoje.

filtro para caixa d'água

10. Travesseiro da NASA

Pois é, o famoso travesseiro da NASA é mesmo criação deles. A espuma de poliuretano foi desenvolvida para reduzir o impacto dos pousos nas estruturas. Porém, demorou algum tempo até que resolvessem utilizá-la na confecção de travesseiros.

travesseiro do marcos pontes

Fonte: Lista10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *